A família do dependente químico

O comportamento dos familiares do(a) dependente

As implicações familiares da dependência química.

A família deve participar ativamente do processo de recuperação do dependente, estimulando a adesão ao tratamento, a melhora da auto-estima, a reestruturação de rotinas da vida diária entre outras formas de suporte. Porém, quando o dependente não adere ao tratamento, sua família é atingida integralmente, sofre com a evolução da doença, com sua degradação moral, a perda a confiança é quase total. Em alguns casos, ao longo dos anos a família chegar ao ponto de perder quase totalmente a motivação de ajudar o dependente.

A pouca demanda de recuperação do dependente somada a cenas de horror envolvendo violência e abusos de toda ordem cometidos sob o efeito de alguma droga abala a saúde familiar, os prejuízos psíquicos a partir do convívio com a dependência química são explícitos. Por isso a importância de receber ajuda apropriada por um profissional da área da saúde.

Mas existem muitos casos em que o resultado é positivo, dependente e família juntos conseguem vencer, estancar a evolução da doença e ganhar um salto em qualidade de vida e saúde, física e mental, recolocando suas vidas em movimento, as perdas cessam, as conquistas recomeçam.

Luciane Lemos - CRP 077/06648