Anorexia e Vigorexia.

As percepções extremadas a respeito do próprio corpo.

Anorexia e Vigorexia

Em tempos de buscas obstinadas à beleza e a uma ilusória miragem de um não envelhecimento a mente muitas vezes padece. A busca por um corpo sem gordura e com músculos definidos pode passar de limites salutares para o campo do sofrimento psíquico, da psicopatologia. Na era da selfie o ideal do corpo ditado socialmente acaba atingindo muitas pessoas, o imperativo – SEJA MAGRO, SEJA MUSCULOSO - torna a pessoa submetida e refém de padrões severos de medidas, exercícios físicos , alimentação, suplementos alimentares entre outros. O ideal a ser cumprido e o como a pessoa enxerga seu corpo – a chamada imagem corporal ou seja a representação que a pessoa tem do seu corpo - podem ser conflitantes e gerar graves problemas de ordem psíquica. A constituição da imagem corporal é feita a partir de fatores psicológicos e sociais. O conflito surge entre o ideal e o real. Abordarei aqui em linhas gerais dois grandes transtornos a anorexia nervosa e a vigorexia ou transtorno dismórfico muscular.

A vigorexia ou transtorno dismorfico muscular é um item da categoria do Transtorno Dismórfico Corporal que por sua vez faz parte dos transtornos relacionados aos Transtornos obsessivo compulsivo no DSMV. “A Dismorfia Muscular seria uma alteração na percepção do esquema corporal, específica da estética muscular do corpo e não um defeito na percepção corporal imaginário qualquer. Ao contrário dos Transtornos Dismórficos Corporais típicos, nos quais a preocupação principal é com áreas específicas, a dismorfia muscular envolve uma preocupação de não ser suficientemente forte e musculoso em todas as partes do corpo.” A pessoa passa a viver com uma espécie de obsessão em relação ao exposto e como em uma dependência química seu repertório de vida passa a ficar cada vez mais restrito, pois a maioria dos seus interesses passa a gravitar em torno de se informar sobre como alcançar aquele ideal de corpo e a fazer exercícios físicos e dieta para tal. Outros transtornos podem derivar desse como depressão e ansiedade. Na medida em que a pessoa vai se frustrando com o não alcance do ideal impossível. Na origem das causas para o desenvolvimento de tal transtorno estão aspectos psicológicos como sentimento de inferioridade por exemplo e sociais como citados acima. A vigorexia então busca o ideal de um corpo esculpido perfeitamente e a anorexia de um corpo magro. Ambos geram sofrimento e precisam de tratamento. Acomete mais homens.

A anorexia nervosa é um transtorno alimentar que envolve a distorção da imagem corporal e a busca por um ideal, aqui magro, acometendo em sua maioria as mulheres. As pessoas podem chegar a um peso corporal tão baixo que colocam a vida em risco. O inicio é em geral silencioso para as pessoas que convivem com o paciente. Aos poucos a família pode perceber mudanças no comportamento alimentar e emagrecimento, aumento da frequência e intensidade de exercício físico. A pessoa pode usar estratégias para tentativas de enganar a família como espalhar eventualmente embalagens vazias de balas, chocolates etc. A distorção da imagem corporal está presente pois, ao olhar-se no espelho a pessoa não enxerga um corpo magro, as vezes esquelético e sim um corpo com excesso de peso. Novamente o social está atravessado já que, a ditadura da magreza é inegável e tem sido discutida exaustivamente por profissionais da saúde, educadores e familiares de pessoas que adoeceram.

Os(as) profissionais da saúde mental e outros(as), estão capacitados(as) para acolher e tratar tais enfermidades. Procure ajuda, busque informações!

Luciane Lemos - CRP 077/06648