VERSÃO PARA IMPRESSÃO

 

PSIQUIATRIA INFANTIL


A área da Psiquiatria da Infância e Adolescência tem recebido atenção crescente dos mais diversos setores da sociedade, pois é uma especialidade em expansão de conhecimentos e de procura cada vez maior, devido ao reconhecimento cada vez maior dos transtornos da infância.

Problemas de mau comportamento, agressividade, irritação, mau desempenho escolar podem ser manifestações de problemas psíquicos que a criança, muitas vezes, tem dificuldade de expressar em palavras. Esses problemas podem ser causados por estresse emocional, ou mesmo serem a manifestação de transtornos psiquiátricos mais sérios, que antes se imaginava serem exclusivos em adultos.
O diagnóstico e tratamento precoces destes problemas visam melhorar não só o estado atual da criança, como também prevenir maiores comprometimentos futuros decorrentes destes transtornos. Atualmente, são amplamente usados em Psiquiatria da Infância e Adolescência a psicoterapia e o tratamento medicamentoso, conforme o problema apresentado e sua intensidade.

As doenças psiquiátricas mais comuns em crianças são o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, a Depressão e os Transtornos de Ansiedade.

O conteúdo deste site é de domínio público, os textos aqui publicados podem ser reproduzidos desde que não haja alteração em seu conteúdo e que seja citada a fonte corretamente.